História

 

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) foi fundada no dia 17 de fevereiro de 1972 nas dependências da Sociedade Harmonia Lyra, região central de Joinville. Pedro Bencz foi eleito por aclamação como o primeiro presidente. Eloy Nogueira da Silva representou, na oportunidade, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A preocupação com o crescimento do setor através do aprimoramento da mão de obra das lojas de supermercados, intercâmbio com centros maiores, atuação regionalizada, representação econômica e defesa dos pleitos comuns aos supermercadistas, sempre foram, desde o início, os objetivos da Associação.

Nos primeiros meses de funcionamento, a entidade sequer possuía uma sede. Graças à mobilização dos empresários que participaram da primeira Diretoria, foi adquirida uma sala na região central de Joinville, a primeira sede oficial. Logo em seguida, entre os dirigentes do setor, chegou-se a um consenso da necessidade de transferência da sede da entidade para a Capital, Florianópolis, centro político e administrativo de Santa Catarina.

Além da busca pelo reconhecimento de sua atuação em defesa dos interesses dos supermercados catarinenses, a Acats também trabalhou na formulação de um evento de âmbito estadual. Assim surgiu em 1987 a primeira Convenção Catarinense de Supermercados, realizada de 02 a 05 de novembro em Balneário Camboriú, em conjunto com a Exposuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, que teve 50 empresas expositoras em sua primeira edição.

A sede da entidade funcionou em instalações próprias no Centro Executivo Joana de Gusmão até o ano de 2002. Em junho deste ano, a estrutura física se transferiu para a sua sede atual, própria, ampla e moderna, localizada no Centro Empresarial Florianópolis, na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, o maior cartão postal de Santa Catarina.

Share

Calendário

sitemap