Serviços

Vendas nos supe​rmercados de S​C​ se recuperam em abril

As vendas do setor supermercadista catarinense tiveram recuperação no mês de abril em relação ao mesmo período de 2016, com +5,71%, conforme era esperado, para reequilibrar a sazonalidade da ocorrência da Páscoa, que caiu em meses distintos nos dois últimos anos. Na comparação dentro deste ano (abril versus março) o resultado foi de +0,21%, enquanto que no acumulado o índice ficou em (-0,44%).

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Os dados já foram deflacionados pelo IPCA. Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses.

O Presidente Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Paulo Cesar Lopes, disse que a Páscoa é uma data comemorativa que tem muito peso no resultado de vendas dos supermercados e ajudou as últimas oscilações. Na opinião dele, os próximos dois meses indicarão novos rumos para o setor.

- No primeiro quadrimestre tivemos a interferência das sazonalidades de temporada de verão e Páscoa. A partir de maio em diante o mercado ficará um pouco mais claro e a tendência é que o setor recupere de modo gradativo melhores resultados. Eles serão discretos, mas com viés de alta – afirma.

FATOR EXPOSUPER

Paulo Cesar Lopes acredita que a realização da 30ª edição da EXPOSUPER 2017 - Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e Convenção Catarinense de Supermercadistas terá influência como catalisador de novos negócios para o setor.

O evento, organizado pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats), será realizado de 20 a 22 de junho de 2017 nas dependências do Complexo Expoville, em Joinville. A abertura oficial será realizada na noite do dia 19/06. A convenção setorial é considerada a maior do Brasil em relação a atividades relacionadas a palestras, cursos e painéis.

- A feira traz uma movimentação extra e impulsiona os negócios, principalmente entre os fornecedores e as empresas supermercadistas de pequeno e médio porte, que prevalecem no evento. A soma de um grande volume de negócios costuma fazer a diferença no resultado - disse o dirigente.

Termômetro de Vendas Acats 2017 (em percentuais)

Mês

mês atual x 
mês ano passado

mês atual x mês anterior

Acumulado

Jan

+1,18

(-23,02)

+1,18

Fev

(-0,72)

(-1,58)

(-0,81)

Mar

(-1,03)

+5,11

(-1,06)

Abr

+5,71

+0,21

(-0,44)

Share

Calendário

sitemap