29/08/2015 - Informe Semanal

Institucional:
PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SERÁ APRESENTADO EM BLUMENAU (03.09)

Dando continuidade ao processo de implantação do Programa de Eficiência Energética lançado em Joinville na última edição da ExpoSuper, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), promove uma rodada estadual de eventos regionais para capacitação e adesão de empresas associadas ao projeto. Já foram realizadas apresentações em Criciúma e Balneário Camboriú. O próximo será em Blumenau nesta quinta-feira (03.09) no auditório do Sebrae-SC (Rua XV de Novembro, 1.466 a partir das 15h.

Parceria:
OPORTUNIDADE PARA PARTICIPAR DA FENAOSTRA 2015

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) informa que a Prefeitura de Florianópolis solicitou apoio das redes localizadas na Capital do Estado, no sentido de contribuírem na divulgação da Fenaostra 2015, que acontecerá entre os dias 16 e 20 de setembro nas dependências do Centrosul.

A proposta permite a participação de supermercados associados, que podem usar seus espaços próprios para divulgar a festa e em contrapartida ganham uma série de benefícios de exposição de marca, inclusive ingressos de cortesia.

Institucional:
AMPLIAÇÃO DE PARCERIAS NO PROGRAMA ALIMENTO SUSTENTÁVEL

No dia 27 de agosto aconteceu reunião na sede da Acats para discussão sobre os resultados do Programa Alimento Sustentável (rastreabilidade de hortifrutigranjeiros) e ampliação das parcerias. Participaram da reunião o Diretor Executivo da entidade, Antonio Carlos Poletini, o Diretor da Paripassu Giampaolo Buso, o Diretor da Epagri, Paulo Roberto Arruda, o Eng. Agronômo da Epagri, Paulo Francisco da Silva, o Gerente de Educação da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Fábio Yoschio Kagi, a Gerente de Stewardship América Latina da Basf, Ana Paulo Gomes e Wanda Gimenez, Gerente de Regulamentação da Basf.


Institucional:
REUNIÃO COM PREFEITO DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ

O Diretor Executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), Antonio Carlos Poletini, a Diretora do Procon Estadual, Elizabete Fernandes, da Assessora Jurídica da Acats, Regina Almeida de Queiroz e do Presidente do Sincomércio-BC, Sr. Helio Dagnoni realizaram reunião com Prefeito Municipal de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, no dia 28 de agosto de 2015. A reunião aconteceu no Gabinete do Prefeito, onde foram tratados diversos assuntos de interesse do setor supermercadista.


Indústria:
BUNGE ANUNCIA COMPRA DO MOINHO PACÍFICO

A divisão brasileira da gigante do agronegócio Bunge anunciou que fechou acordo para comprar o Moinho Pacífico, localizado em Santos (SP), uma das principais empresas de processamento de trigo no país.

A operação está sujeita à aprovação de autoridades regulatórias, disse a Bunge em comunicado à imprensa, sem revelar valores da transação. A Bunge já conta com outros sete moinhos de trigo em Suape (PE), Brasília (DF), Santa Luzia (MG), Rio de Janeiro (RJ), Tatuí (SP), Santos (SP) e Ponta Grossa (PR).

Indústria:
NISSIN COMPRA FATIA DA AJINOMOTO

A Nissin Foods Holdings fechou um acordo para comprar a participação de 50% que a Ajinomoto detinha na empresa Nissin-­Ajinomoto Alimentos Ltda. Com o reposicionamento estratégico, a empresa será 100% subsidiária da Nissin Holdings Co Ltda. A companhia foi criada em 1965 para fabricação de macarrão instantâneo no mercado brasileiro. A Nissin pagará aproximadamente R$ 1 bilhão para a Ajinomoto na operação. A previsão é de que a transação seja concluída no dia 30 de outubro.

Lançamento:
PARATI FORTALECE SEGMENTO DE BEBIDAS

Buscando sempre ser inovadora a Parati está ampliando o seu portfólio de bebidas ao lançar com a marca Trink, uma linha de chás em pó para conquistar o exigente consumidor brasileiro. A ideia é de colocar à disposição do consumidor um produto rápido de preparar e com o verdadeiro sabor de chá gelado. O novo Trink Tea está disponível nos sabores: Limão, Pêssego, Guaraná e Natural.

Mercado:
COMPRAS POR IMPULSO
NOS SUPERMERCADOS

Levantamento feito pelo SPC Brasil e CNDL mostra ainda que oito em cada dez consumidores admitem que as promoções os levaram a realizar compras por impulso. Ir ao supermercado e acabar comprando mais do que deveria é um hábito comum, seja porque o produto está mais barato, ou porque a pessoa não se planejou. O problema é que muitas vezes a compra é feita sem necessidade. Uma pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 33,2% das compras feitas por impulso e sem planejamento acontecem no supermercado, seguidas das compras de roupas (19,2%) e de eletrônicos (13,2%).

Considerando apenas as cinco últimas compras de supermercado, 43% foram feitas por impulso, sendo que o índice é maior entre as mulheres (46,4%), as pessoas mais jovens (51,2%) e os pertencentes às classes C, D e E (44,6%).

Do Associado:
ESTAÇÕES DO VINHO ARMAZÉM 3

Aproveitando a passagem do inverno, o supermercado Armazém 3 de Jurerê (Norte da Ilha de SC)  promoveu a campanha Estações do Vinho, com rótulos selecionados e preços especiais. Lançou também uma campanha interativa com seus clientes através da rede social Facebook. Serão sorteados vinhos e aperitivos. O kit tem:

1 Vinho Finca La Linda 750ml;
1 Vinho abreu Garcia 750ml;
1 Crostiti La Pastina 200g;
1 Queijo Gran Mestri tipo Nero.

Capacitação:
CURSOS EM SETEMBRO

A Associação catarinense de Supermercados (Acats) tem várias opções de atividades de capacitação neste mês de setembro. Confira a agenda:

 

Dica da Fátima:
O QUE SÃO SHOPPER INSIGHTS? DÁ PARA DESENVOLVÊ-LOS NA MINHA LOJA?

Na dica desta semana a consultora Fátima Merlin desenvolve o tema relacionado aos chamados ´shoppers insights´. Acompanhe:

Divulgação:
MOSTRE O QUE SUA EMPRESA ESTÁ FAZENDO

A ACATS abre espaço gratuito para que os supermercados associados mostrem suas ações e diferenciais na conquista e na fidelização de clientes. Mostre sua iniciativa.
Basta enviar o material (descritivo + Imagem) por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Divulgação:
QUER DIVULGAR SUA EMPRESA NESTE ESPAÇO?

A divulgação de ações e campanhas de supermercados e empresas associadas à ACATS neste espaço é aberta e gratuita. Basta enviar o material (descritivo + Imagem) por e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ).

Share

24/08/2015 - Informe Semanal

Institucional:
ESTRUTURA DA EXPOSUPER 2016 FOI APRESENTADA NA CAPITAL

Mais de 150 empresários, autoridades e profissionais ligados aos segmentos que movimentam o setor supermercadista catarinense participaram nesta sexta-feira(21.08) em Florianópolis  do evento de apresentação da edição de 2016 da ExpoSuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, que será realizada de 21 a 23 de junho de 2016 no Complexo Expoville, em Joinville.

A meta da entidade é superar a edição de 2015 é levar 36 mil visitantes aos três dias de evento para a realização de negócios com cerca de 250 expositores que ocuparão mais de 11 mil metros quadrados de área de exposição. As negociações já começam e um grande número de expositores já tradicionais do evento já reservou seu espaço.

Institucional:
EXPECTATIVA É FAVORÁVEL

O Presidente executivo da Associação catarinense de Supermercados (Acats), Atanázio dos Santos Netto, trouxe uma mensagem otimista em relação aos negócios do setor. “Temos uma expectativa muito favorável para o nosso evento que conjuga relacionamento, negócios e conhecimento e Santa Catarina tem colecionado indicadores diferenciados em relação aos demais estados e regiões do Brasil. Nossa meta é crescer”, afirmou.

Institucional:
ADAC REAFIRMA APOIO AO EVENTO

O Presidente da Associação dos Distribuidores e Atacadista de SC (Adac), Telmo Sandro Poli destacou a qualidade do evento promovido pela Acats e garantiu que o segmento atacadista vai estreitar seu relacionamento com o setor supermercadista catarinense com o objetivo de ampliar a presença destas empresas no ambiente de negócios que se forma sempre que a feira é realizada. “Trata-se de uma oportunidade especial e acredito que os atacados e as distribuidoras estarão presentes em grande número ao evento”.

Institucional:
JOINVILLE DARÁ TODO SEU APOIO

O Presidente da Fundação Turística de Joinville, José Raulino Esbiteskoski, que na oportunidade representou o Prefeito de Joinville, Udo Dohler, destacou os resultados que a parceria entre a Prefeitura e Acats estão trazendo para a economia da região e garantiu que a Acats terá todo o apoio que for necessário para que o evento solidifique sua sede no município, como vem acontecendo desde 2010.

Institucional:
ACATS CELEBRA PARCERIA COM A GS1

Parceria com a GS1 – A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) aproveitou o evento de apresentação da ExpoSuper 2016 para firmar uma parceria com a GS1, provedora de soluções de automação para o varejo, para apoio a programas de desenvolvimento para certificação de código de barras e também para qualificar o cadastro de produtos através de validação de soluções da Gs1 gerando mais segurança no sistema do varejo.

Institucional:
ACATS LANÇA PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Dando continuidade ao processo de implantação do Programa de Eficiência Energética lançado em Joinville na última edição da ExpoSuper, a Associação Catarinense de Supermercados (Acats) começou uma rodada estadual de eventos regionais para capacitação e adesão de empresas associadas ao projeto. O primeiro evento,com grande sucesso, foi realizado para supermercados da região Sul, em Criciúma semana passada (19.08) na sede da Associação Comercial e Industrial de Criciúma (Acic). O próximo lançamento será em Balneário Camboriú nesta quinta-feira (27.08) na sede do Sindicomércio local. (Leia mais)

Capacitação:
AGENDA DE CURSOS DO MÊS DE SETEMBRO

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) já lançou o calendário de atividades de capacitação para setembro. (Leia mais)

Capacitação:
PLANO QUALIFICADO TEM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) elaborou o Plano de Qualificação e Requalificação Profissional personalizado para empresas (chamado de In company), que tem como objetivo oferecer aos seus associados uma assessoria completa para ajudar a empresa a ampliar seus resultados com sua equipe.(Leia mais)

Inovação:
CONTEÚDOS DA CONSULTORA FÁTIMA MERLIN FOCADOS NO SEGMENTO SUPERMERCADISTA

A consultora Fátima Merlin atua a mais de 20 anos no varejo e é tradicional parceira da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Toda semana neste boletim teremos uma Dica da Fátima para melhorar a compreensão de mercado por parte dos supermercadistas catarinenses.

Dica da Fátima:
Como aplicar o Gerenciamento de Categorias no pequeno varejo?

O mercado está cada vez mais complexo e a concorrência se acirra e vem de todos os lados. Do lado da Indústria, mais e mais produtos à disposição - em média, quase 15 mil produtos lançados anualmente-, tornando mais complexa a decisão pelo sortimento adequado. Quais são os produtos e marcas que devo colocar nas minhas gôndolas tem sido uma pergunta rotineira no dia a dia dos gestores de varejo. (Leia mais)

Share

Calendário

sitemap